Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mazai

"A felicidade encontra-se ao longo do caminho, não no fim da estrada." - Sol Gordon

Mazai

"A felicidade encontra-se ao longo do caminho, não no fim da estrada." - Sol Gordon

13.Mai.21

Dia do Duende

 

O Dia do Duende celebra-se a 13 de maio.

Eu sei, também, é o dia de Nossa Senhora de Fátima e o dia da Espiga.

Mas também se celebra o dia do Duende.

A origem do dia do Duende é tão misteriosa como a criatura que lhe dá nome. Apesar de serem pequenos (são descritos como tendo entre 15 e 30 cm de altura), estes seres ganharam direito a um dia próprio com o passar dos anos, que se foi massificando graças à ação da internet.

Acredita-se que estes seres da mitologia europeia possuem potes de ouro que têm de ser dados a quem tem a sorte de encontrar um duende. Para encontrar um duende e o seu pote de ouro é preciso seguir o arco-íris. Segundo a lenda, o duende troca o seu pote de ouro pela sua liberdade.

Os duendes são descritos como seres minúsculos de cabeça em forma de cone, que atravessam paredes e que pregam partidas aos humanos, nas suas casas, partindo e mudando objetos de sítio. Na cultura popular são representados com a cor verde, com um chapéu e com um trevo de boa sorte na boca ou na roupa.   

Duende, Arco Íris, Elf, Folclore, Folktale, Irlandês

 

Uma sugestão para celebrar o dia do Duende é criar o próprio pote de ouro, começando a poupar dinheiro num frasco, que só deve ser aberto no Dia do Duende do ano seguinte.

Também pode colocar um duende em boneco no jardim, ou dentro de casa, ou então usar uma peça de roupa com uma imagem de um duende.

 

Gosto tanto de duendes. São tão giros!  

Já tiveram o prazer de se encontrarem com algum?