Dia dos irmãos
Esta segunda-feira assinala-se o dia dos irmãos, num país que se tornou de filhos únicos. Cerca de mais de metade das famílias portuguesas têm apenas um filho.
O Dia dos Irmãos é uma data comemorativa em que se homenageia, agradece e festeja os irmãos. Procura assinalar o espírito destacado na deliberação instituidora: «o que vivemos entre irmãos é único, irrepetível, molda a nossa vida para sempre.»
A celebração do Dia dos Irmãos – também referido, nas diferentes línguas, como Dia do Irmão ou Dia dos Irmãos e Irmãs – é bastante recente, diversamente de outras celebrações de cunho familiar, como os muito antigos Dia da Mãe e Dia do Pai.
No caso do Dia dos Irmãos, todas as iniciativas lançadas datam dos finais do século XX ou já do século XXI.
Em tempos tive 2 irmãos, uma irmã e um irmão. Sou a mais velha, e o meu irmão era o mais novo. Digo era, pois já não se encontra entre nós. Há 2 anos, 9 meses e 24 dias perdi o meu irmão. Sem contar eu e a minha irmã perdemos o irmão.
Sempre fomos irmãos muito unidos e ele sempre foi o mais protegido por todos. A dor de perder um irmão nunca acaba, transforma-se em saudade.
Continuo a ter a minha irmã e por isso agradeço sempre.