Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mazai

"A felicidade encontra-se ao longo do caminho, não no fim da estrada." - Sol Gordon

Mazai

"A felicidade encontra-se ao longo do caminho, não no fim da estrada." - Sol Gordon

11.Jun.21

Hoje a noite vai ser assim!

 

istockphoto-873865418-612x612.jpg

 

                   Trovoada e chuva!

 

Como se determina a que distância está a TROVOADA ?

É possível determinar a distância a que está uma trovoada, medindo o intervalo de tempo entre a ocorrência do relâmpago e o instante em que se ouve o trovão. Como a velocidade da luz é de aproximadamente 300 000 000 m/s, o relâmpago é visível quase “instantaneamente”. Contudo, como a velocidade do som no ar é substancialmente menor (340 m/s), o trovão não se ouve em simultâneo.

Assim, a distância em metros ao local onde ocorreu a trovoada é obtida multiplicando 340 pelo intervalo de tempo, em segundos, entre o relâmpago e o trovão.

Por exemplo:
 - se o intervalo é de 10 segundos, a trovoada está a 3 400 m (3,4 km);
 - se a trovoada estiver a 5 000 m (5 km), o intervalo de tempo é de 14,7 s.


Quantas trovoadas ocorrem num ano? Quanto tempo duram?

As trovoadas estão associadas a nuvens de desenvolvimento vertical, em regra cumulonimbus ou altocumulus castellanus, e ocorrem cerca de 20 milhões por ano em todo o mundo.

 - Diâmetro típico de uma trovoada: 15 a 25Km;
 - Extensão vertical: 10 a 15Km;
 - Duração: 1 a 2 horas.

 

O QUE FAZER QUANDO SOMOS SURPREENDIDOS POR UMA TROVOADA E NOS ENCONTRAMOS NO EXTERIOR?

O ideal será encontrar refúgio numa casa ou num carro. Se não for possível deveremos afastar-nos de árvores isoladas e de locais elevados, uma vez que o raio atinge preferencialmente, ou mais frequentemente, os pontos mais altos de uma determinada zona.

Numa floresta as árvores mais altas constituem maior perigo do que as árvores mais baixas. No entanto, há que ter em conta que a radiação eletromagnética se propaga no solo em todas as direções e só é atenuada progressivamente pela distância.

Em presença de trovoadas não deveremos deitarmo-nos no chão, mas sim colocarmo-nos numa posição baixa, com os braços agarrados às pernas.

 

12 comentários

Comentar post