Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mazai

"A felicidade encontra-se ao longo do caminho, não no fim da estrada." - Sol Gordon

Mazai

"A felicidade encontra-se ao longo do caminho, não no fim da estrada." - Sol Gordon

03.Jun.21

Os benefícios de pedalar

Bicicleta, Moto, Estacionado, Cesta

 

Gosto tanto destas bicicletas! Pena que na cidade onde vivo não dê para andar de bicicleta. É só altos e baixos e maior parte dos sítios nem passeios tem.

Meu marido tem por hábito andar muito de bicicleta. Ao fim de semana fazemos caminhada de manhã e ele de tarde vai sempre fazer ciclismo. 

O bem que faz pedalar de bicicleta! Há muitos benefícios para a saúde. 

 

1 – Faz bem ao coração

Andar de bicicleta está associado a uma melhoria da saúde cardiovascular e menor risco de doenças coronárias. Além disso, também pode contribuir para a manutenção dos níveis adequados de pressão arterial, insulina e triglicerídeos.

2 – Diminui a fadiga e o stress

Quem anda de bicicleta regularmente sente-se menos cansado, tem maior facilidade em adormecer e apresenta níveis mais elevados de tolerância ao stress.

3 – Tonifica os músculos

Pedalar estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais e tonifica os músculos das pernas, coxas e glúteos. Também ajuda a perder peso, visto que queima caloria rapidamente.

4 – Relaxa a mente e estimula a autoestima

Qualquer atividade física, nomeadamente andar de bicicleta, está diretamente associada ao bem-estar mental, visto que os níveis de endorfina e dopamina aumentam durante e depois do exercício.

5 – Tem baixo impacto físico

Andar de bicicleta não provoca sobrecarga de peso nas articulações, como pode acontecer na corrida, por exemplo; porém, é importante estar atento ao terreno: se houver muitas irregularidades no trajeto, o risco de sobrecarga para as articulações pode aumentar.

6 – Ajuda a emagrecer

Este é um excelente exercício cardiovascular que permite queimar até 260 calorias em apenas 30 minutos, sendo um importante aliado para quem está tentando emagrecer ou eliminar alguma gordura localizada.

7 – Bom para o meio ambiente

Emissão zero de CO2: Dentre os principais responsáveis pela emissão de CO2 na atmosfera estão os veículos automotores. Ao optar pela bicicleta como transporte, você deixa de emitir qualquer gás do efeito estufa e outros componentes dos combustíveis fósseis, pois o único combustível necessário é a força de quem pedala.

8 – Bom para nós

Reforça valores sociais, como companheirismo, respeito, tolerância e o sentimento de pertencimento ao lugar.

9 – Baixo custo

O custo de uma boa bicicleta é dezenas de vezes menor do que um carro médio popular e ela minimiza a parte do orçamento familiar dedicado ao carro.

 

Por tudo isto, pedale (se puder)!

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Tagarelices ao Vento 08.06.2021 09:54

    Pois acontece-me o mesmo. Cá também não há espaços para se passear de bicicleta, então apenas ando ao lado de minha casa que tem um grande espaço amplo.
    Beijinhos
    Um dia feliz!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.